15 dicas de como melhorar a conversação em inglês

Share Button

Depois das dicas de como ler, escrever e ouvir melhor em inglês, apresento hoje 15 dicas de como melhorar a conversação na língua inglesa. Amanhã, darei dicas de como aumentar seu vocabulário em inglês. Follow me.

15 dicas como melhorar conversação em inglês 15 dicas de como melhorar a conversação em inglês


15 dicas de como melhorar a conversação em inglês

1 – Domine o vocabulário básico do inglês falado. Como no português, o vocabulário de conversação inglês é muito menor do que o vocabulário encontrado em textos escritos. Por exemplo: enquanto os brasileiros usam o verbo pegar em diversos contextos (pegar ônibus, pegar com a boca na botija, pegar resfriado), os anglofalantes usam o verbo get em diferentes situações (get on the bus, get off the bus, get up, get down, get old). Portanto, domine o vocabulário básico. Veja as 850 palavras mais comuns do inglês no site ESL About

2 – Dê dicas de inglês para as crianças e amigos. Quando você ensina o que sabe, isso ajuda a fixar o conhecimento no cérebro e obriga você a falar seu inglês.

3 – Fale sua rotina diária em inglês. Descreva em inglês tudo o que você fez hoje. Se você fez algo e ainda não sabe como se diz tal ação em inglês, consulte o dicionário, ouça a pronúncia da palavra e a repita diversas vezes bem alto. Atenção: aprenda frases nas quais a palavra está inserida. Com o tempo, essa atividade vai ajudar você a falar toda a sua rotina em inglês.

4 – Participe de conversas em inglês online. Se perto de sua casa não tem estrangeiros, fale com eles por meio da Internet. Experimente as salas gratuitas da PalTalk. Fale bastante. Quanto mais você fala, mais você pega fluência. Fique atento que a gramática do inglês falado é diferente da gramática do inglês escrito. Enquanto em textos você encontra a frase did you understand?; em conversação é provável você ouça um simples understood?.

5 – Aprenda e use o código fonético. Os melhores dicionários sempre apresentam uma tabela com o código fonético para ajudar você a pronunciar as palavras inglesas. Aprenda esse código para aprimorar sua pronúncia e, consequentemente, melhorar a conversação em inglês. Se está sem dicionário, veja a tabela de código e respectivo som em Sounds English.

6 – Aprenda gírias. Se no inglês escrito formal as gírias não são toleradas, no inglês falado elas são bem-vindas e deixa a conversação mais natural. Aprenda algumas gírias da língua inglesa em ESL Café.

7 – Tenha um dicionário eletrônico. Os dicionários impressos são melhores do que os dicionários eletrônicos porque trazem mais informações. O inconveniente é que os dicionários de papel geralmente são volumosos, mais pesados e não pronunciam as palavras. Já os dicionários eletrônicos são portáteis, leves, pronunciam as palavras e tiram suas dúvidas mais rapidamente.

8 – Reduza seu sotaque com programas de análise de pronúncia. Existem softwares que comparam, graficamente, ondas sonoras de sua pronúncia com ondas sonoras produzidas por norte-americanos ou ingleses. Seu objetivo é igualar as suas ondas sonoras com a dos anglofalantes. Experimente o software Pronunciation Patterns Professional Edition, que pode ser baixado gratuitamente no site Baixaki.

amigos conversando2 15 dicas de como melhorar a conversação em inglês

Friends talking

9 – Intercâmbio online de idiomas. Procure norte-americanos e ingleses que ensinam inglês e aprendem português. Dessa forma, eles podem ajudar você a melhorar a conversação em inglês, e você pode ajudá-los a melhorar o português. Experimente o site Livemocha. Não ensine coisas erradas para o estrangeiro. Seja responsável.

10 – Faça viagens internacionais. No exterior, você se verá obrigado a falar inglês onde quer que você vá e em qualquer situação. Nos meses e semanas que antecedem sua viagem, faça um curso intensivo para turbinar seu inglês.

11 – Imite um falante que tem o inglês como primeira língua. Para que sua conversação soe de forma natural, com pausas e hesitações, recomendo que você imite um nativo anglofalante. Eu gosto de imitar o sotaque californiano de Jeff McQuillan, apresentador formando em Linguística. Ele dá dicas de inglês para estrangeiros por meio de excelentes podcast no blog ESLPOD. Baixe o podcast e o texto em PDF.

12 – Procure pontos de encontros de norte-americanos e ingleses. Geralmente, em grandes cidades, há sempre um bar onde grupos de estrangeiros se encontram. Frequentar esses ambientes ajuda a fazer amizade e conversar com britânicos, norte-americanos, australianos, etc., ler revistas, ouvir e cantar karaokê em inglês, aprender piadas, etc. Você sempre aprende algo que não é ensinado nas escolas de idiomas.

13 – Tenha um namorado (a) estrangeiro (a). Todo mundo concorda que ter um namorado (a) é um excelente motivo para melhorar as habilidades na língua, digo, no idioma.

casal conversando couple talking1 15 dicas de como melhorar a conversação em inglês

Couple talking

14 – Fique ligeiramente bêbado para falar inglês. A bebida não vai fazer seu inglês melhorar. Em compensação, você vai falar todo o seu inglês sem inibição e sem medo de errar, quando estiver ligeiramente bêbado.

15 – Cante karaokê em inglês. Após memorizar a letra e estudar o vocabulário, use as frases da música em sua conversação. A vantagem desse método é que você falará mais rápido a frase já decorada e evitará erros de gramática visto que aprenderá, por exemplo, os verbos e as preposições que eles pedem.

Leia também:
13 dicas para melhorar escrita em inglês
16 dicas para melhorar leitura em inglês
10 dicas para melhorar listening em inglês

Como agradecer ao Inglês no Supermercado porque ele existe? Adicione o blog ao iGoogle. Adicione um link para esta página. Clique nos ícones abaixo e divulgue o blog e tudo que você sabe a respeito de como melhorar a conversação em inglês no Twitter, Facebook, Orkut, emails, etc.

Este artigo foi postado em Dicas de Inglês e etiquetado conversação, conversation, gramática, inglês, pronúncia, tradução, vocabulário. Adicione aos favoritos o link permanente.

Quer aumentar seu vocabulário?

Então, assine grátis o Inglês no Supermercado. Digite seu email abaixo e clique em Enviar. Depois abra mensagem de validação enviada para seu email.

17 Respostas para 15 dicas de como melhorar a conversação em inglês

  1. Tacila diz:

    agora .. onde arranjar um namorado gringo aqui no Brasil? kkkkkkkkkkk

  2. Fred diz:

    Tacila,

    É fácil achar gringos nas grandes cidades (Recife, Rio, São Paulo, etc.) . Que tal você visitar uma embaixada como quem não quer nada, só para pegar informações a respeito do turismo e educação de determinado país? Essa é uma boa desculpa para iniciar uma conversa.

  3. @juninho_farias diz:

    Simplesmente não há maneira melhor para se pegar o jeito do inglês do que com música. Escuta muita música estrangeira, e toda música que você gostar vá atras da letra, aprenda ela e cante junto. Você estará falando igual o vocalista, além de aumentar o seu vocabulário com palavras desconhecidas.

  4. felipe diz:

    ótimo post,dicas muito boas mesmo! continue assim

  5. Mirella diz:

    Excelentes dicas, eu sempre participo de encontros de um site chamado couch surfing que é para hospedagem de pessoas, tendo também a opção de apenas encontrar para conversar. No mesmo site descobrir grupos onde as pessoas se reunem com nativos toda semana para treinar idiomas … Vale muito a pena para quem não tem como fazer um intercâmbio,melhorei muito meu inglês e ainda fiz ótimas amizades.

  6. Fred diz:

    Cara Mirella,

    Vou verificar mais detalhadamente o Couch Surfing.
    Obrigado pela dica.

  7. Fred diz:

    Juninho,

    também gosto de acompanhar músicas com a letra ao lado para aumentar o vocabulário.

  8. Rafael diz:

    Ler livros em inglês tambem é uma ótima maneira de ampliar o vocabulário,mas recomendo isso para quem consegue conversar em inglês,ainda que seja um inglês básico .

  9. Fred diz:

    Rafael,

    é verdade, a leitura ajuda a ampliar o vocabulário. É bom lembrar que já há, no comércio, clássicos da literatura adaptados para os níveis de inglês dos estudantes.

  10. Gabriela diz:

    Gostei das dicas politicamente incorretas!

  11. Fred diz:

    Gabriela,

    Tem gente que só aprende por caminhos politicamente incorretos. :-)

  12. Larissa diz:

    Uau, finalmente encontrei um site com dicas diferentes!! Ficar bêbado, por exemplo… rsrsrsrs

    Obrigada!!

  13. Fernanda diz:

    Ligeramente bêbado…engraçado…acho que vou precisar…
    Não sou tímida, mas travo quando estou na aula de conversação em grupo…ontem mesmo o professor me fez uma pergunta, eu sabia responder mas travei e sai da sala…a inibição tomou conta de mim…Será que terei que tomar um “goró” para conseguir falar na aula de conversação? adorei seu site…
    Estou fazendo a menos de um mês o english town…e sua dicas irão me ajudar muito…
    Thanks…

  14. Sonia Di Mambro diz:

    Alô Fred
    Voltei a estudar Inglês. Tudo bem, mas quando fui conjugar os verbos no futuro achei o tempo muito confuso. São diversas situações. Difícil memorizar todas.
    Gostaria de saber se existem alguns futuros que são mais correntes.
    Parabens pelo site. MA RA VI LHO SO. Abraços

  15. Fred diz:

    Sonia,

    Fique atenta aos futuros com WILL, WOULD e GOING TO. Esses são os mais usados.
    I will study (Eu estudarei)
    I would study (Eu estudaria)
    I am going to study (Eu vou estudar)

    Outra coisa: não fique muito amarrada a centenas de regras normativas encontradas nas gramáticas. Elas são úteis na hora de escrever. No inglês falado, não há necessidade de usar essas regras todas.

  16. mary diz:

    Essa de arrumar um namorado americano é com certeza uma ótima dica, eles são loucos por brasileiras. rsrsrs..

  17. ANTONIO MESQUITA diz:

    Hi mates…

    To learn a language, we have to persevere, Always trying our best learning style…
    That’s it guys…

    See you around…

    Best regards!…

    Anthony Mesquita…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>