Acho que o termo Chopp entrou com tudo na boca dos brasileiros na década de 1990, devido ao rótulo da cerveja Brahma Chopp e ao comercial dessa marca cujo jingle era “Pensou cerveja, pediu Brahma Chopp, Brahma Chopp”. Como chopp não é palavra portuguesa, visto que não existe vocábulo português finalizado com dois PP, resolvi pesquisá-la em dicionários de alemão, francês e inglês.

Logo de cara, descobri que Chopp não é palavra alemã nem francesa. Em inglês, Chopp é apenas sobrenome como em Frank Chopp (político dos EUA) e não tem nada a ver com cerveja. Até porque o chope (bebida) é chamada de draft beer na língua inglesa como em Two draft beers, please (Dois chopes, por favor).

Então, qual é a origem de Chopp? Eu achei uma resposta plausível, isto é, uma resposta aceitável ou razoável. Quer vê-la? Então, follow me.

latas de cerveja brahma chopp 350 ml chope da brahma brahmeiros

Cerveja Brahma Chopp
www.brahma.com.br


Origem de “chopp” na cerveja

Provavelmente, chopp é uma corruptela da palavra alemão Schoppen (copo meio litro ou de um quarto de litro, quartilho). Schoppen deu origem a palavra francesa chope, que foi absorvida pela língua portuguesa.

Em 1808, a Família Real de Portugal trouxe o chope para o Brasil. Nessa época, era uma bebida restrita à Corte. Com o surgimento de botequins e bares, o consumo da bebida se tornou popular.

No português europeu, o chope é chamado de imperial ou fino. Em português brasileiro, chope é a cerveja (fresca armazenada em barril sob pressão) ou é o copo de chope como em Garçon, mais dois chopes! Fontes: Dicionário Aulete e Dicionário Priberam

Leia também:
O que significa “miller” na cerveja Miller?
O que significa “beat” na cerveja Skol Beats?
O que significa “moon” na cerveja Blue Moon?

Como agradecer ao Inglês no Supermercado porque ele existe? Adicione um link para esta página ou clique nos ícones abaixo e divulgue o blog e tudo que você sabe sobre Chopp em inglês no Twitter, Facebook, emails etc. Aposto que seus amigos vão gostar bastante das dicas de inglês desse blog.

O que você achou desse texto?