Golly é uma palavra inglesa que pode ser usada de forma inofensiva ou ofensiva. De forma inofensiva, a interjeição golly significa Deus! e a expressão idiomática by golly! significa meu Deus!. Essa expressão é um eufemismo para for God (por Deus). Quer aprender o uso ofensivo de golly por sua conta e risco? Então, follow me.

refresco em pó, golly, sabores frutas guaraná e laranja, suco

Refresco em Pó Guaraná e Laranja
www.golly.com.br

Em inglês, o substantivo gollyspeaker (ou golliwog) significa boneca nega maluca, boneca de piche ou boneco de piche. Esses brinquedos não são mais produzidos por serem considerados ofensivos pelas pessoas negras. Fontes: Macmillan Dictionary e The Free Dictionary

bonecos golliwogs, golly dolls, nega maluca, boneca de piche, brinquedos

Golliwog: harmless doll or symbol of racist past?
Nega Maluca: boneca inofensiva ou símbolo do passado racista?

Até a década de 1990, os biscoitos de chocolate Golliwog eram produzidos e vendidos na Austrália pela Arnott’s, mas eles foram descontinuados devido à polêmica em torno da palavra Golliwog.

biscoito-golliwog-sabor-chocolate-australia-arnotts

Golliwog Chocolate Flavoured Biscuits
Biscoito Sabor Chocolate Boneco de Piche


Casos racistas envolvendo
a palavra “golliwog”

Em 2008, a modelo Naomi Campbell denunciou que foi chamada de golliwog na British Airways, num voo para Los Angeles. Em 2009, Carol Thatcher, filha da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher, perdeu o emprego na televisão BBC por não pedir desculpa ao tenista francês Wilfrid Tsonga após chamá-lo de golliwog. Em 2012, os aborígenes queriam impedir a venda do boneco golliwog na Austrália por considerarem-no ofensivo.

Leia também:
O que significa “mid” no refresco Mid?
O que significa “trink” no refresco Trink?
O que significa “camp” no refresco Camp?

Como agradecer ao Inglês no Supermercado porque ele existe? Adicione um link para esta página ou clique nos ícones abaixo e divulgue o blog e tudo que você sabe sobre golly em inglês no Twitter, Facebook, emails etc. Aposto que seus amigos vão gostar bastante das dicas de inglês desse blog.

O que você achou desse texto?