Você sabia que oreo é termo ofensivo, depreciativo e pejorativo na língua inglesa? Eu não sabia. Descobri isso ontem. Depois de comer biscoitos de chocolate com recheio cremoso branco, pesquisei o significado da palavra Oreo que aparece no rótulo. Ela surgiu em 1912, nesse produto outrora da Nabisco, mas virou termo ofensivo em inglês americano a partir de 1968. Se você ainda não sabe o que significa oreo em inglês, aprenda isso agora. Follow me.

lanche, biscoito recheado oreo nabisco, chocolate, baunilha

Biscoito Recheado Oreo
br.mondelezinternational.com

Em inglês americano, o substantivo Oreopronúncia de oreo em inglês significa Oreo (marca comercial) ou negro de alma branca (termo ofensivo usado para nomear negros que adotam comportamento e mentalidade dos brancos). Fontes: Webster Dictionary, Collins Dictionary, Etymonline e Oxford Dictionary

Exemplos:
a) The Oreo is the world’s bestselling cookie.
(Oreo é o biscoito mais vendido do mundo.)

b) I’ve been called a “zebra” and an “Oreo”.
(Já fui chamado de “zebra” ou de “negro de alma branca”.)


Sinônimos de “oreo” em inglês

Na língua inglesa, oreo (negro de alma branca) também é chamado de Afro-Saxon (afro-saxônico) ou Uncle Tom (tio tom). Fonte: Dictionary.com


Bônus: breve comparação entre
Abolição Americana e Abolição Brasileira

A abolição dos negros dos EUA foi obtida mediante derramamento de sangue de milhares de pessoas. Já a abolição dos negros do Brasil custou a expulsão da Família Imperial do país.

A Guerra de Secessão (entre 1861 e 1865) teve sua origem na controversa questão da escravidão. Os Estados Confederados (ou Sul) eram escravagistas e tinham a cultura da cana-de-açúcar e do algodão como sua base econômica. Já os Estados da União (ou Norte) eram industrializados. Essa diferença de base econômica gerou o atrito e causou a guerra que durou quatro anos e matou mais de 600 mil soldados. No fim, a Confederação escravagista entrou em colapso, a escravidão foi abolida, um processo de reconstrução começou, a unidade nacional retornou e a garantia de direitos civis aos escravos libertos começou.

Durante essa guerra, muitos americanos dos estados confederados vieram para o Brasil. Estima-se que esse fluxo migratório esteja entre 30 e 50 mil pessoas. Eles se instalaram principalmente nas cidades de Americana e Santa Bárbara d’Oeste, no interior do estado de São Paulo. Também foram morar em cidades nordestinas como Caruaru, em Pernambuco. Algumas brasilo-estadunidenses conhecidas são a cantora Rita Lee, a juíza Ellen Gracie e a atriz Tatá Werneck.

princesa isabel a redentora, lei áurea, abolição, escravidão, família imperial

Princesa Isabel
a Redentora

Em comparação com a abolição nos EUA, a abolição da escravidão no Brasil foi pacífica. Não houve derramamento de sangue. Porém, a Família Imperial pagou caro: perdeu seu trono e foi expulsa do país. Isso ocorreu porque a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea e tinha um projeto de indenizar e assentar os escravos libertos em terras próprias, onde eles poderiam produzir.

O povo não participou do golpe republicano. A notícia da proclamação da república demorou 24 dias para chegar a Cuiabá, por exemplo. Brasileiros que queriam a continuação da Monarquia, porém, foram mortos (Guerra de Canudos). Inclusive o avô do ex-presidente Fernando Henrique propôs fuzilar a família real.

Com a chegada da república, a inflação sobe, há ditaduras, atos institucionais e impeachments. As marinhas mercantes e de guerra, que eram poderosas na Monarquia, viram sucatas na república. Os republicanos fazem concessões aos empresários europeus e americanos que ajudaram no golpe. A inflação sobe, e o Brasil passa a ter várias moedas (cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, cruzeiro real, real). Oito anos após a república, surgiu a primeira favela no Morro da Providência, na cidade do Rio de Janeiro, e as favelas se alastraram pelo país.

Na primeira constituição republicana de 1891, ficou proibida a defesa do ideal monárquico no Brasil por quem quer que fosse. Essa proibição durou mais de 100 anos, e foi alterada só na constituição de 1988 (a 7ª constituição republicana) – a república brasileira é tão corrupta e despreparada que já produziu sete constituições em 127 anos, enquanto a Monarquia só teve uma constituição que durou 67 anos.

Durante esses 100 anos contra a Monarquia, os republicanos trataram de destruir a imagem do Imperador D. Pedro II e de sua família real por meio de propagandas e livros escolares. Acho, porém, que os republicanos ainda não foram bem sucedidos visto que até hoje há pessoas defendendo o retorno da Monarquia, e a Casa Imperial do Brasil está bem organizada e sólida em São Paulo.


“Nigger”: termo proibido
em inglês americano

Como a abolição dos EUA gerou muitas mortes, traumas e danos, isso se refletiu, claro, na língua inglesa. O termo nigger (preto, negro), por exemplo, virou tabu. Em vez de falar o ofensivo nigger, americanos usam o termo N-word (palavra N) como em I can’t believe he used the N-word in front of her (Não posso acreditar que ele usou a palavra N na frente dela). Fonte: Oxford Dictionary

Leia também:
O que significa “wafer” em inglês?
O que significa “joker” no biscoito Parati Joker?
O que significa “break up” no biscoito Break Up?

Como agradecer ao Inglês no Supermercado porque ele existe? Adicione um link para esta página ou clique nos ícones abaixo e divulgue o blog e tudo que você sabe sobre oreo em inglês no Twitter, Facebook, emails etc. Aposto que seus amigos vão gostar bastante das dicas de inglês desse blog.

O que você achou desse texto?