Havaí é o estado natal de Barack Obama, atual presidente dos EUA. No passado, à medida que os costumes dos continentais norte-americanos invadiam os costumes dos insulanos havaianos, a cultura do Havaí contra-atacava e enriquecia o idioma inglês. Depois, ela passou a ser exibida em filmes de Hollywood e se espalhou pelo mundo, até chegar às prateleiras dos supermercados do Brasil. Qual é o brasileiro que não conhece aquelas sandálias de borracha chamadas de Havaianas? No supermercado, podemos encontrar outras palavras de origem havaiana: laka, kapo e hula-hula. Você sabe o que esses três termos significam? Se não sabe, aprenda isso tudo agora. Follow me.


Vocabulário do Havaí no supermercado:
Laka, Kapo e Hula-Hula


vocabulário do havaí no supermercado laka, kapo, hula hula
Vocabulário do Havaí no Supermercado:
Laka, Kapo e Hula-Hula


Mitologia do Havaí: Laka e Kapo

No lendário havaiano, Laka e Kapo são duas deusas. Laka é a deusa da fertilidade. Seu nome está associado à dança hula e a uma flor vermelha chamada de lehua.

Kapo, por sua vez, é a deusa da magia, dos poderes negros e da fertilidade. Ela é a mãe de Laka. Segundo a lenda, Kapo pode assumir qualquer forma que desejar. Ela também possui uma vagina destacável que, certa vez, foi usada para atrair o ciumento Kamapua’a, que perseguia Pele, irmã de Kapo.


Danças do Havaí: Hula-Hula,
Hula Kahiko, Hula A’uana e Hula Ku’i

Hula-Hulacomo falar dizer pronunciar hula em inglês (ou Hulacomo dizer hula em inglês) é dança havaiana passada de geração à geração desde o Período Histórico Matriarcal.

Na verdade, a Hula não é apenas uma dança, mas também um estilo de vida baseado numa religião ancestral, com cantos e variedades de ritmo, rica em acessórios naturais, baseada numa mitologia repleta de lendas, orações e amor à Mãe Natureza.

Ela é a interpretação de um texto poético, logo, o conhecimento do mele (canto) é que gera a base para um repertório rico em movimentos, repleto de significados e variações. Em outras palavras, cada movimento da dança faz alusão a elementos naturais (montanha, ondas do mar etc.), sentimentos (amor) e emoções (raiva humana).

Um kumu hula, mestre de hula, só pode ser formado no Havaí. A dança, porém, tem sido difundida mundo afora por profissionais competentes que estudam aspectos da língua nativa, instrumentos e acessórios empregados, trajes, diferenças culturais entre os halaus (escolas), estilos e tipos de práticas da Hula.

A Hula, na versão para performances em show de hotel e recepção de turistas, assume conteúdo moderno e estilizado. Existem três tipos básicos de Hula: Hula Kahiko (antiga e devocional), subdividida em Hula A’uana (moderna) e Hula Ku’i (mesclagem dos dois estilos).


Bônus: Onde fica o Havaí?

Honolulu é a capital do Havaí, estado norte-americano, localizado no meio do Oceano Pacífico (veja no mapa). Turistas adoram sua culinária saborosa e seu clima tropical. O riso acolhedor dos nativos havaianos também se destaca. Os passeios de barco entre as ilhas de origem vulcânica são obrigatórios para quem ama a natureza. Surfistas de todo o mundo também sonham em praticar surfe nas enormes, assustadoras e violentas ondas do Havaí.

mapa dos estados unidos com o havaí, hawaii island, united states

Mapa dos EUA com o Havaí

Leia também:
O que significa “shefa” no suco Shefa?
O que significa “tang” no refresco em pó Tang?
O que significa “camp” no refresco em pó Camp?

Como agradecer ao Inglês no Supermercado porque ele existe? Adicione um link para esta página ou clique nos ícones abaixo e divulgue o blog e tudo que você sabe sobre Havaí, Laka, Kapo e Hula-Hula em inglês no Twitter, Facebook, emails etc. Aposto que seus amigos vão gostar bastante das dicas de inglês desse blog.

O que você achou desse texto?