O Fator Tempo no Estudo de Inglês
Nos dias de hoje nós vivemos cada vez mais apressados. É muito comum dizermos que não temos tempo para isso e muito menos tempo para aquilo. Esta é uma realidade e um verdadeiro motivo de tristeza.
O curioso é que, ao chegarmos à conclusão de que não temos tempo para absolutamente nada, nós simplesmente acabamos nos acomodando na frente da televisão ou do computador. As pessoas passam minutos e mais minutos jogando conversa fora pelo telefone ou um chat na internet. Vendo figuras engraçadas no Facebook. Saindo quase todos os finais de semana para uma balada ou fim de expediente para um happy hour. Enfim, as pessoas se acostumam a fazer coisas que roubam o tempo delas.

O tempo é nosso bem mais precioso
Bom, eu não estou dizendo que você tenha de parar de fazer essas coisas. Não é isso! O que quero dizer é que uma vez ou outra você pode diminuir o tempo que gasta com atividades assim e dedicar o tempo que sobra estudando.
Quanto tempo necessito para estudar inglês?
Trinta minutinhos? Parece pouco, não é? Mas esse pouquinho de tempo é raramente aproveitado pela maioria das pessoas. Se você começar a monitorar o seu tempo, logo terá um raio x de como você desperdiça tempo em coisas sem importância. Portanto, por que não aproveitar 30 minutinhos para estudar um pouquinho só que seja? Tenho certeza de que não vai te fazer mal algum. Muito pelo contrário!
Esses 30 ou 45 minutos devem ser dedicados às coisas novas que estiver aprendendo: vocabulário e expressões de uma situação específica ou tema gramatical novo. Quando o assunto é revisar, aí a situação muda. Mas, calma! Você não vai precisar de uma hora para revisar o conteúdo. Dizem lá os especialistas que o ideal é você dedicar algo entre cinco a quinze minutinhos para revisar o que já estudou antes. E por revisar, eles referem-se ao simples fato de passar os olhos sobre o material e as anotações para dar resultado. Na faculdade, eu tive um professor que nos dizia que para revisar uma matéria abordada em sala de aula era melhor cinco minutos por dia do que uma hora por semana.
Agora vamos fazer umas contas! Se somarmos 30 minutos para estudar um novo assunto e 5 minutos para revisar algo já estudado, teremos 35 minutos por dia. Digamos que você tenha aulas às terças e quintas em uma escola de idiomas (duas horas semanais). Portanto, desses 35 minutos do seu tempo para estudar nas segundas, quartas, sextas, sábado e domingos. No final, você terá um total de 4 horas e 55 minutos de estudo de inglês.
Essas 4 horas e 55 minutos podem parecer pouco. Mas, é muito melhor ficar com esse pouco do que achar que não tem tempo para estudar e assim não fazer nada para mudar a situação. O interessante é que com o passar dos tempos, os pesquisadores foram observando que quem começava a seguir essa rotina, logo estava registrando mais de 10 horas de estudos na semana. Ou seja, a pessoa se motivava mais, se dedicava mais e, consequentemente, aprendia muito mais.
Administre melhor seu tempo para estudar inglês
A minha dica final é esta: aproveite melhor o seu tempo. Comece dedicando um pouco tempo e em 30 dias você perceberá os resultados. Certamente valerá muito a pena.
O texto acima foi adaptado do livro “Inglês na Ponta da Língua: método inovador para melhorar o seu vocabulário”, autor Denilso de Lima, editora Elsevier/Campus. Reproduzido com autorização do autor. Para comprar essa obra à vista ou em pequenas parcelas, clique aqui. Recomendo ainda que você visite o blog Inglês na Ponta da Língua de Denilso de Lima, para aumentar seu vocabulário inglês e cultura geral. |
Schwa: o som mais pronunciado em inglês
Definição e exemplos de onomatopeia em inglês
Dica para pronunciar corretamente o TH em inglês
Como agradecer ao Inglês no Supermercado porque ele existe? Adicione o blog ao iGoogle. Adicione um link para esta página. Clique nos ícones abaixo e divulgue o blog e tudo que você sabe a respeito do fator tempo no estudo do inglês no Orkut, Twitter, Facebook, emails etc.


@Fred é isso que me falta com relação ao Inglês,pois estava estudando 2 horas e meia por semana em uma escola,e por motivos pessoais tranquei o curso e desde então não tenho “iniciativa” e disciplina para estudar.
É muito ruim quando só fazemos aquilo que de certa formas somos obrigados (sou autodidata mas com relação ao inglês estou meio travado) por exemplo pagar um curso.
Eu infelizmente preciso de muita motivação para começar algum estudo,seja o que for,mas acredito que eu precise “achar” essa motivação por si só.
Tenho alguns livros e videos em DVD (Curso English Way da Abril) mas o que me acontece é que tenho a mania de querer fazer muitas coisas ao mesmo tempo e acabo não fazendo nenhuma,falta de planejamento e administração de tempo rs.
Abraço!
Olá Fred,
Realmente o que vc escreveu é 110% verdade… Na época em que eu cursava um Curso de Inglês, eu sempre “planejava” fazer revisões cada dia, escutar músicas em inglês e assistir filmes em inglês tb como eram as sugestões em que os professores sempre pedem… Infelizmente eu acabava somente revisando o meu livro no mesmo dia antes de eu ir ao curso, que era as segundas-feiras… Impossível vc aprender um novo idioma reservando somente 1 dia pra estudar, isso inclui qualquer coisa nova que vc queira aprender, como por exemplo um instrumento musical… Se antes eu tivesse dedicado mais o Inglês, então agora eu estaria fera rsrsrs… Bem, atualmente, diariamente tento revisar seu Blog; estou a prestes em terminar de estudar uma gramática inglesa do nivel intermediário; estou diariamente praticando “traduções” e vira e mexe assitindo filmes… Gostei muito desse post e se alguém está em um curso de inglês ou estudando sozinho, então a dica é que tem que estudar diariamente, mesmo como Fred disse apenas por 35 minutos por dia. 35 minutos diariamente não é tão difícil de reservar para os estudos… e realmente ajudará muito pra quem quer realmente aprender inglês.
🙂
Aline,
Que bom que você gostou do texto assinado pelo Denilso de Lima. Vou publicar outro texto dele em breve.
Olá pessoal,
Confesso que eu achava que já tinha deixado aqui meu comentário também. Pelo visto, eu me enganei.
Agradeço ao Fred pela oportunidade de colaborar com o turma do Inglês no Supermercado. É sempre muito bom podermos contribuir com os leitores de um outro site/blog e assim mostrar a todos que nosso desejo e simplesmente o de ver mais e mais pessoas com o Inglês na Ponta da Língua.
Aos leitores, desejo que continuem aprendendo muito. Ao Fred, desejo muito sucesso e que o IS continue sendo esta grande ferramenta de aprendizado ao público.
Best,
Denilso