Conforme prometido ontem, hoje trago 10 dicas de como melhorar seu listening (compreensão auditiva) em inglês. Ouça, ou melhor, leia tudo com muita atenção. Amanhã, apresento dicas de como melhorar sua escrita na língua inglesa.

10 dicas de como melhorar capacidade auditiva listening em inglês

10 dicas de como melhorar “listening”

1 – Tenha um professor de inglês em sua casa. Os professores se preocupam em falar com mais precisão e sabem técnicas para ajudar no seu aprendizado. Quanto mais esse professor falar mais você melhora seu listening. Se não pode pagar para ter um professor norte-americano ou inglês, por exemplo, ouça os trabalhos produzidos por eles. Como sugestão, ouça os podcasts feitos pela norte-americana Mignon Fogarty, formada em Letras pela University of Washington em Seattle. No site Grammar Girl, Forgarty ensina inglês para seus conterrâneos que querem escrever melhor em inglês.

2 – Assista a videos de aulas de inglês. Há alunos que não se contentam apenas em ouvir MP3, eles gostam também de ver o desenvolvimento da aula no quadro. Segundo esses alunos, as imagens produzidas pelos professores ajudam a fixar o conteúdo. Para esse caso, recomendo os videos-aulas do blog EngVid que dão dicas de gramática e vocabulário.

3 – Ouça músicas em inglês. A maior parte dos estudantes adora ouvir músicas para melhorar o listening em inglês. Porém, fique atento que, nas músicas, cantores prolongam ou encurtam palavras para enquadrá-las com o ritmo da canção. Por causa disso, até os nativos sentem dificuldades em entender as letras; pior, alguns pensam que ouviram uma coisa, mas na verdade os cantores falaram outra coisa. Então, para evitar problemas de compreensão, ouça a canção acompanhada da letra. Quando quero aprender a letra de determinada música, quase sempre recorro ao site Letras Terra porque ele apresenta o MP3 da música, sua letra em inglês, a tradução para o português e um vídeo. Veja, por exemplo, a música You Learn de Alanis Morissette.

4 – Ouça rádio em inglês. Nas rádios, você tem a oportunidade de ouvir a intonação e ritmo natural da língua inglesa. Enquanto navega na internet, ligue a rádio BBC, para ouvir assuntos da atualidade. Para melhorar o listening do que é dito, leia jornais que tratam dos assuntos que serão comentados na programação da rádio. A rádio BBC quase sempre anuncia qual será a próxima matéria com 20 minutos de antecedência.

5 – Assista a filmes em inglês com legenda em inglês – Para quem só consegue ver filmes legendados em português, relembro que negligenciamos o que é dito pelos atores porque nossa atenção fica focada na leitura. Se continuarmos nesse método, nunca aumentaremos nosso vocabulário e compreensão auditiva em inglês. Para evoluir na língua inglesa, veja o filme com legendas em inglês. Dessa forma, você percebe os atores pronunciando o que está escrito. Para aumentar sua compreensão, assista ao filme com legenda em português nos primeiros minutos, para entender o que está motivando as personagens. Depois, mude para a legenda em inglês.

6 – Assista a filmes em português com legenda em inglês. Quando você vir expressões idiomáticas brasileiras legendadas em inglês, ficará surpreso e achará divertido. No mais, quando algum amigo estrangeiro estiver a seu lado, você será capaz de retratar seu mundo em inglês com grande facilidade. Dominar vocabulário de assuntos específicos ajuda bastante no listening. Veja abaixo Tropa de Elite 2 (Elite Squad 2) com legenda em inglês e aprenda como se diz válvula de escape, parceiro, caveira, carnificina, secretaria de segurança e política de segurança na língua inglesa (clique no ícone legenda abaixo do filme).

(Se não está vendo o vídeo em seu email, clique aqui)

7 – Assista ao mesmo filme diversas vezes. Além de poupar dinheiro, você vai consolidar o vocabulário e expressões inglesas em seu cérebro. E algumas expressões idiomáticas que passaram desapercebidas na primeira vez são notadas com a repetição. Por falar nisso, a repetição é uma ferramenta importante no aprendizado de qualquer assunto.

8 – Assista a programas e filmes para crianças. Nesses materiais ricos em cores, o vocabulário é simples e repetido várias vezes para ajudar às crianças a aprenderem rapidamente. Há músicas engraçadinhas que ajudam também no aprendizado. Veja, por exemplo, como aprender o abecedário inglês com canção:

(Se não está vendo o vídeo em seu email, clique aqui)

9 – Ouça áudio books em MP3. Você pode baixar e ouvir clássicos da literatura universal em inglês gratuitamente. A literatura é o ponto mais alto de qualquer idioma. Por meio da literatura, você adquire experiência, antever o futuro e ver uma língua em seu todo esplendor. Experimente baixar livros de domínio público nos sites Open Culture, Free Classic Audio Books, Audio Books for Free e LibriVox. Para começar, recomendo The Canterbury Tales (Geoffrey Chaucer), Romeo and Juliet (Shakespeare) e Alice in Wonderland (Lewis Carroll).

10 – Ouça MP3 de assuntos diversos. Para conseguir se expressar em inglês sobre qualquer matéria, ouça MP3 de vários assuntos. São excelentes os MP3 gratuitos produzidos pelas rádios BBC (6 Minute English) e ABC da Austrália (Podcasts by subject) e Scientific American (Science Talk).

Leia também:
16 dicas para aumentar compreensão em leitura em inglês
Como memorizar palavras estrangeiras rapidamente
Aprenda o inglês politicamente correto

Como agradecer ao Inglês no Supermercado porque ele existe? Adicione o blog ao iGoogle. Adicione um link para esta página. Clique nos ícones abaixo e fale o que você sabe sobre como melhorar seu listening em inglês no Twitter, Facebook, Orkut, etc.

O que você achou desse texto?