O assunto de hoje é para atender à solicitação de uma de minhas comentaristas que pediu ajuda para memorizar mais facilmente vocabulário de língua inglesa. A dica valiosa que dou a ela e a você que está lendo este artigo é fruto de minha experiência em sala de aula. Graças ao método que empreguei em minhas turmas, os alunos tiveram excelentes resultados em memorização de vocabulário inglês em curto espaço de tempo. Se você está tendo dificuldade em aumentar seu vocabulário, essa técnica pode resolver seu problema. Follow me.

técnica poderosa para memorizar idioma estrangeiro rapidamente

Flash Cards – Técnica Poderosa para Memorizar
Idioma Estrangeiro Rapidamente

Minhas experiências com Flash Cards

Quando acabei a faculdade, tive a satisfação de dar aulas para uma turma de técnicos de aviação no Rio de Janeiro. Era um curso de inglês instrumental voltado exclusivamente para leituras de manuais técnicos de aeronave. Um dos meus maiores desafios era aumentar o vocabulário dos técnicos em um curto espaço de tempo. Depois de muito pesquisar, apliquei na turma uma técnica que usa somente cartões pequenos de cartolina, doravante chamados de flash cards. Confesso que, inicialmente, tive certo receio porque eu não podia desperdiçar o tempo do curso com algo que fosse infrutífero. Mas, para minha surpresa, os alunos não somente aumentaram rapidamente o vocabulário inglês mas também se divertiram e passaram a técnica para seus filhos menores que estavam estudando. Como o resultado inicial foi muito bom, apliquei o método nas turmas posteriores e, novamente, presenciei alunos felizes e com resultados excelentes no quesito memorização de novas palavras inglesas.

Outra vivência: dois anos atrás, fui passar férias de final de ano em Pernambuco. Lá encontrei um dos meus sobrinhos em recuperação em língua portuguesa. Ele cursava a 4ª série e precisava tirar nota 8 para passar de ano. Vi que os pais dele estavam aflitos, e o garoto estava em pânico. Era muito conteúdo e a prova seria em dois dias. Prontamente, resolvi ajudá-los. Pegamos folhas de papel ofício e montamos flash cards com o conteúdo de seus livros. Resultado: meu sobrinho passou de ano com nota 10.

Os flash cards servem para memorizar qualquer conteúdo: vocabulário de língua estrangeira, tabuada, capitais dos estados, datas históricas, elementos químicos etc. Outra vantagem do flash card é que ele mostra ao aluno o que ele já sabe e o que ele não sabe. Daí, o estudante aproveita o tempo dele para aprender o que ainda não sabe.

Já falei muito. Vamos ver agora como montar nossos flash cards e como usá-los para obter grandes resultados em curtíssimo espaço de tempo.

Montando seus flash cards

Os flash cards são pequenos cartões de cartolina do tamanho de um cartão de crédito. Se você não tem paciência para cortar retângulos ou não tem tempo, sugiro que compre cartões prontos na papelaria. Para nosso exemplo, vamos supor que você precisa memorizar uma pequena lista de verbos ingleses.

Com cartões em mãos, escreva o verbo inglês na frente (anverso) e a tradução no verso. Veja:

modelo de flash card com palavras, flash cards para memorização de idioma

Modelos flash cards com palavras

Tive alunos que preparavam os cartões no computador. Mas tenho a impressão de que os alunos que preenchem os cartões a mão obtêm melhores resultados na memorização. Preciso pesquisar isso mais detalhadamente para dar uma resposta definitiva.

Como usar os flash cards

Agora que você está com os cartões prontos, faça uma pilha. Puxe o primeiro cartão. Lá está escrito SURROUND. Sem olhar o verso, diga qual é a tradução de SURROUND. Se souber da resposta, coloque o cartão de lado, formando uma pilha de cartão já memorizado. Se não souber da tradução, faça uma pilha de cartões a serem estudados. Vá fazendo isso com todos os cartões.

Depois dessa primeira rodada, você vai estar ciente do que você já sabe e do que você realmente precisa estudar. Então, pegue a pilha de cartões ainda não memorizados e comece a ler a tradução. Dê um pequeno intervalo.

Então, como no início, veja a palavra inglesa e diga a tradução sem olhar o verso do cartão. As traduções corretas devem ir para a pilha dos cartões já memorizados. As traduções erradas geram nova pilha de cartões a serem estudados. Vá repetindo o processo até memorizar todos os cartões.

Como não sou formado em Psicologia, não sei explicar o porquê do alto rendimento dos alunos em memorizar por meio dessa técnica. Sei, porém, que essa técnica se baseia no princípio da repetição espaçada (spaced repetition), que é uma técnica de aprendizagem que recomenda aumentar a pausa entre as revisões do conteúdo a ser estudado. Essa repetição espaçada promove o fenômeno da reminiscência. Então, quando trabalhar com os cartões, faça uma pequena pausa e repita o trabalho. Depois, faça outra pausa e repita. Cada intervalo permite que o fenômeno da reminiscência atue, aumentando a probabilidade de que você se lembre das coisas mais tarde.

Leve os cartões na carteira ou na bolsa. E quando estiver num ônibus, fila ou metrô, estude os cartões, dando intervalos entre as repetições.

Flash Cards com Imagens

O professor também pode preparar flash cards com palavras inglesas no anverso e figuras no verso. Se não sabe desenhar, cole figuras. Veja:

modelo de flash card com imagens e palavras, flash cards ilustrados

Modelo de flash cards com imagens

Leia também:
16 dicas para melhorar leitura em inglês
13 dicas para melhorar escrita em inglês
10 dicas para melhorar listening em inglês
15 dicas para melhorar conversação em inglês

Como agradecer ao Inglês no Supermercado porque ele existe? Adicione um link para esta página ou clique nos ícones abaixo e divulgue tudo o que você sabe sobre flash cards e de como memorizar idiomas estrangeiros rapidamente no Facebook, Twitter, emails etc.

O que você achou desse texto?