13 dicas de como melhorar a escrita em inglês

Share Button

Conforme prometido, hoje apresento 13 dicas para melhorar a escrita em inglês. Amanhã, trago dicas sobre como melhorar a conversação em inglês.

13 dicas de como melhorar a escrita em inglês 13 dicas de como melhorar a escrita em inglês


13 dicas de como melhorar a escrita em inglês

1 – Estude gramática inglesa com regularidade. Embora a gramática inglesa seja mais fácil do que a portuguesa no que diz respeito a conjugação de verbos e emprego de adjetivos, ela contém regras que a tornam única como, por exemplo, o uso do genitive case (‘s), que não existe no português.

2 – Use o Google Tradutor. Quando estiver em dúvida a respeito de como escrever determinadas frases, recorra ao Google Tradutor. Nele, você digita as frases em português e o programa as verte para o inglês rapidamente. A tradução pode apresenta algumas discrepâncias; mas quem conhece gramática inglesa pode corrigir os erros gerados pelo tradutor automático. Geralmente, a tradução apresentada é satisfatória.

3 – Comece seu próprio blog de língua inglesa. Comente sobre regras de gramática, curiosidades, dicas, seus erros e acertos durante o aprendizado, etc. Isso tudo vai ajudar você a ter mais intimidade com a gramática inglesa, que é fundamental para quem pretende escrever bem.

4 – Escreva seu diário em inglês. Se está sem ideias sobre o que escrever, relate sua rotina em inglês. Isso vai mostrar que palavras inglesas você precisa aprender para descrever sua vida. Por exemplo: vamos supor que você quer escrever eu estava tomando banho; de repente, a água acabou. Quando começa a escrever, você detecta que não sabe dizer de repente em inglês. Após consultar a palavra nova no dicionário e fazer sua frase, você terá aumentado seu vocabulário. O interessante dessa atividade é que você aprende palavras que são necessárias para sua vida e que, por isso, dificilmente você irá esquecê-las. Diferentemente, há estudantes que tentam memorizar listas e mais listas de palavras sem serventia para a vida deles. Resultado: eles esquecem rapidamente as palavras que acharam que aprenderam.

5 – Escreva sobre notícias. Se não quer escrever sobre sua rotina, escreva sobre notícias do dia em inglês. Para isso, leia as principais notícias em jornais de língua inglesa e redija seu próprio texto. Fique atento ao vocabulário encontrado num texto sobre copa do mundo, desastre natural, política, ações de empresas, ciências, etc. Observe os conectivos (and, but, so, then, not only… but also) usados para unir parágrafos. A BBC costuma aumentar o vocabulário dos estrangeiros por meio de textos jornalísticos (veja aqui).

6 – Faça comentários sobre produtos. Se está sem tempo para escrever muitos parágrafos, sugiro que faça comentários curtos sobre produtos que você conhece nos sites de lojas virtuais tais como a Amazon.com. Mas faça comentários bem feitos porque anglofalantes do mundo todo lerão seus textos. Fique atento ao vocabulário, ortografia e pontuação. Se estiver em dúvida, consulte sua gramática, seu dicionário. Isso ajuda a consolidar o que você já aprendeu e mostra o que precisa aprender.

7 – Faça comentários críticos sobre filmes, livros. Se você gosta de Arte, escreva sobre os lançamentos de filmes, livros, músicas, etc. Aprenda os jargões empregados pelos críticos em jornais ingleses e norte-americanos. Aprenda sobre as fases da Literatura, da Pintura, da Filosofia, etc.

8 – Escreva ficção em inglês. Se você nasceu no tempo errado, isto é, se deveria ter nascido daqui a 100 anos ou se as pessoas ao seu redor não estão preparadas para aceitar suas ideias avançadas e inovadoras… isso tudo pode lhe ajudar a escrever ficção. Crie máquinas, aponte soluções, imagine um mundo dentro de uma gota d’água, etc. Na ficção, você ainda tem a vantagem de criar palavras novas (neologismos) em inglês. Fantasie à vontade.

9 – Escreva emails em inglês. Monte um pequeno grupo de amigos de escola/trabalho e troque emails em inglês entre vocês. Capriche no vocabulário e nas frases e peça para o colega mais adiantado verificar se há erros em seus textos. Mas atenção: o aluno mais adiantado pode saber muito de inglês, mas ele não sabe tudo. Nesse caso, é preferível que ele diga que não sabe a resposta e juntos vocês buscam a solução. Admitir que não sabe e consultar publicações idôneas é melhor, e todo muito sai ganhando.

10 – Decore poema, letra de música ou discurso em inglês. Muitas das vezes, ficamos em dúvida a respeito de que preposição usar em determinada frase. Quando sabemos de cor a letra de algumas músicas, a dúvida gramatical pode ser respondida sem precisar recorrer a livros. Dias atrás, por exemplo, fique em dúvida se eu deveria falar the text is IN my mind ou the text is ON my mind. Nesse instante, lembrei-me da música Always On My Mind de Elvis Presley e optei pela frase the text is ON my mind. Relembro que letras de músicas informais não são fontes recomendadas para quem quer escrever de maneira formal.

11 – Faça testes de inglês. Provas do TOEFL, TOEIC, IELTS ou FCE vão exigir que você estude com mais afinco para tirar boas notas. No final dos exames, com certeza, seu inglês vai estar muito melhor. Para começar, faça seu teste de TOEFL gratuitamente no site Stuff.

12 – Leia livros de redação em inglês. Procure livros de Writing (escrita, redação) em inglês. Os anglofalantes recorrem a esse livros quando querem ou precisam melhorar a escrita porque as publicações tiram dúvidas de gramática, apresentam dicas e estruturas de frases.

13 – Aumente seu vocabulário inglês. Para escrever bem, você precisa ampliar seu vocabulário paulatinamente. Recomendo que assine blogs que enviam regularmente curiosidades sobre palavras, traduções, etc. Como sugestão, assine gratuitamente o blog Inglês no Supermercado, para receber uma palavra inglesa diariamente no seu email.

Leia também:
16 dicas para melhorar leitura em inglês
10 dicas para melhorar listening em inglês
Técnica para memorizar palavras estrangeiras rapidamente

Como agradecer ao Inglês no Supermercado porque ele existe? Adicione um link para esta página. Clique nos ícones abaixo e divulgue o blog e tudo que você sabe a respeito de dicas de como melhorar a escrita em inglês no Twitter, Facebook, emails, etc.

Este artigo foi postado em Dicas de Inglês e etiquetado escrita, gramática, inglês, redação, tradução, vocabulário, writing. Adicione aos favoritos o link permanente.

Uma resposta para 13 dicas de como melhorar a escrita em inglês

  1. La Zerra diz:

    Vou começar escrever um diário em inglês. O legal disso é que além de aprender inglês, meu caderno vai ser incompreendido pros meus familiares que não sabem ler em inglês e eu duvido muito que se esforçarão a traduzir meu diário e entender o que está escrito haha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>