Para atender alunos que me pedem dicas para acelerar o aprendizado do inglês, apresento inicialmente 16 dicas para melhorar a leitura em inglês. O próximo artigo será como melhorar “listening” (compreensão auditiva) na língua inglesa. Let’s get started.

16 dicas de como melhorar leitura em inglês, reading

16 dicas para melhorar sua leitura em inglês

1 – Seja realista quanto a seu nível de leitura em inglês. Pesquisadores sustentam que as pessoas aprendem muito mais quando leem algo que elas entendem no todo. Se o texto inglês que você está lendo apresenta duas palavras que você nunca viu antes, o texto é ideal para você; do contrário, se há de três ou mais palavras desconhecidas, procure um texto mais adequado para seu nível. Se não sabe qual é seu nível de inglês, faça o teste gratuito da Englishtown

2 – Leia livros em inglês classificados por nível de dificuldade. Algumas editoras como Penguin Readers, Black Cat e MacMillan publicam livros voltados para aprendizes da língua inglesa, são os chamados graded readers books (livros para leitores classificados). As publicações são divididas em inglês básico, intermediário ou avançado. No nível básico, o vocabulário é reduzido e os tempos verbais são simples. Procure clássicos da língua inglesa; isso vai ajudar você a aumentar o vocabulário e a conhecer a literatura e a cultura dos países anglofalantes.

leitura em inglês, meet me in istanbul by richard chisholm com audio cd submarino

Meet Me in Istanbul (Audio CD)
Macmillan Readers Intermediate

Se você está sem dinheiro para comprar livros para seu nível de inglês, procure sites que oferecem material gratuitamente. O site ESLFast disponibiliza mais de 300 textos em inglês intermediário com áudio.

3 – Leia as letras das músicas. Embora a melodia das canções ajude na memorização das letras, ainda assim, você precisará de um bom dicionário para extrair ao máximo a informação contida na música. Um bom dicionário vai apresentar a você significados e contextos nos quais você poderá empregar a nova palavra. Para conseguir as letras das músicas de que você mais gosta, digite no buscador Google o nome da canção mais a palavra lyric. Se você quiser, por exemplo, a letra da música You Learn, digite entre aspas “you learn” +lyric. As aspas dizem para o buscador que você quer a frase inteira you learn e o +lyrc informa ao buscador que você quer a letra. Para ajudar na pesquisa, digite também o nome do cantor/cantora. Outra coisa: fique atento ao tipo de inglês empregado nas letras. Há letras que contêm inglês britânico, americano, australiano, etc. Essas variações de inglês, influenciam na pronúncia, na escrita e significado da palavra. Dias atrás, por exemplo, expliquei que tube significa televisão (inglês americano), metrô (inglês britânico) ou lata de cerveja (inglês australiano).

4 – Faça pesquisa em inglês. Nos buscadores da Internet, pesquise sites em inglês que falam a respeito do assunto que você procura. A leitura em inglês não somente vai ajudar você a consolidar o vocabulário já conhecido mas também a aprender novas palavras e ver o que os estrangeiros pensam a respeito de seu país.

5 – Leia livros e veja filmes feitos originalmente em inglês. Embora a tradução seja muito boa, ela não consegue passar para o português todas as nuances, brincadeiras, trocadilhos, sacarmos, neologismos, etc. que o livro original traz. E as traduções nos filmes muita das vezes mutilam o texto original para que as palavras ditas em português se encaixem na velocidade da movimentação da boca dos atores. Nos filmes, ainda há o problema do tabuísmo, que impede ou restringe a liberdade de o tradutor traduzir palavrões ditos por policiais, gangster e adolescentes. Para que o vídeo possa ser assistido por todos os integrantes da família, os tradutores colocam expressões como filho de uma mãe e vou pegar você no lugar de palavrões.

6 – Leia livro que foi traduzido para o inglês. Os livros escritos originalmente em inglês são mais difíceis de entender do que os livros traduzidos para o inglês. Pegue seu livro brasileiro preferido e procure a tradução para o inglês. Pessoalmente, achei a leitura em inglês de The Devil to Pay in the Backlands mais fácil de entender do que o original Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa. Isso aconteceu porque o tradutor norte-americano, por ser incapaz de criar neologismos ingleses, preferiu ignorar as invencionices rosianas.

7 – Pule as primeiras páginas. Quando a leitura em inglês está difícil, as pessoas tendem a ler o livro muito lentamente ou a desistir dele. Antes de abandonar o livro, tente pular as primeiras páginas. Elas geralmente apresentam muitas descrições e, por isso, são mais difíceis de serem entendidas. Se mesmo pulando essas páginas iniciais, ainda assim, o livro é difícil de ser compreendido, desista do livro por um tempo e leia algo mais fácil. Depois, volte para o livro que era difícil para ver se sua compreensão aumentou.

8 – Leia livros com muitos diálogos. Quando duas personagens estão dialogando em inglês, as frases são curtas. Isso facilita sua leitura, compreensão e tradução. Os diálogos são mais fáceis de entender do que parágrafos de descrições cheios de orações subordinadas. Tem mais: os diálogos apresentam frases de inglês falado nas ruas.

9 – Leia tiras de história em quadrinhos em inglês. Histórias em quadrinhos são mais fáceis de entender porque são cheias de diálogos curtos do inglês falado. Lembre-se, porém, de que as histórias com gírias, piadas e regionalismos podem dificultar seu entendimento. Tente inicialmente histórias mais sérias, tais como Batman e Superman, porque elas são mais fáceis de entender do que as histórias baseadas em trocadilhos e piadas. Por falar nisso, você conhece as tirinhas de “Monica’s Gang” (A Turma da Mônica)? Não? Então, divirta-se e aumente seu vocabulário com a versão inglesa de Mônica (Monica), Cascão (Smudge), Cebolinha (Jimmy Five) e Magali (Maggy). Gosto do site de “Monica’s Gang” porque os textos em inglês são traduzidos para o português ou vice-versa.

turma da mônica em inglês e português, monicas gang, brincando de casinha, comics, tiras, maurício de sousa

Monica’s Gang – Turma da Mônica
www.monica.com.br/ingles

10 – Leia revistas em inglês. Como os livros, se você puder ler duas versões da mesma revista ou matéria, isso tornará a leitura em inglês muito mais fácil.

11- Leia tudo sem ajuda. Embora o dicionário facilite a compreensão dos textos, se você parar a leitura sempre que se deparar com palavras desconhecidas, você nunca vai acabar o livro e, pior, pode até abandonar o texto. No mais, o contexto ajuda você a entender o termo desconhecido e algumas personagens também explicam a palavra nova. Não deixe que a interrupção tire o prazer da leitura em outro idioma.

12 – Leia e aprenda tudo. Depois de ler um texto integralmente, procure as palavras inglesas que você quer aprender o significado. Depois de aprender tudo sobre elas, tente ler outro texto que trate do mesmo assunto. Você verá o seu progresso.

13 – Leia livros infantis . Devido a ilustrações e vocabulário inglês simples, os livros das crianças motivam a leitura porque você os entendem mais facilmente.

14 – Leia jornais em inglês. Além de ficar atualizado, sua leitura em inglês vai enriquecer seu vocabulário que retrata o mundo real. Já imaginou você falando de economia, ecologia, arte, esporte, educação com termos precisos? Cuidado, porém, com os jornais sensacionalistas. Eles adoram frases de duplo sentido e gírias que podem dificultar em muito a sua compreensão de inglês escrito. Outra coisa: jornais brasileiros costumam publicam matérias traduzidas de jornais norte-americanos e ingleses e, no rodapé do texto, eles apontam a autoria e a fonte.

15 – Use dicionário inglês – inglês. Palavras mais difíceis da língua inglesa são explicadas por meio de vocabulário simples. Portanto, ao consultar um dicionário monolíngue você ganha duas vezes: aprende o significado da palavra nova e permite que seu cérebro pense em inglês.

16 – Assine blogs que enviam dicas de inglês regularmente para seu email. Como você sabe, ampliar o vocabulário facilita sua leitura em inglês. Entre milhares de blogs de língua inglesa, sugiro que você aumente seu vocabulário e cultura geral recebendo diariamente as dicas de Inglês no Supermercado. Assine gratuitamente aqui.

Leia também:
11 modos de dizer “zero” em inglês
13 usos da palavra “ever” em inglês
Como memorizar palavras estrangeiras rapidamente

Como agradecer ao Inglês no Supermercado porque ele existe? Adicione o blog ao iGoogle. Adicione um link para esta página. Clique nos ícones abaixo e divulgue o blog e tudo que você sabe a respeito de leitura em inglês no Twitter, Facebook, Orkut, emails, etc.

O que você achou desse texto?